Piloto Privado

A licença de piloto privado é a primeira etapa para o piloto de avião/helicóptero, sendo essa formação básica e pré-requisito para as demais etapas dessa carreira. O curso teórico de piloto privado de avião/helicóptero prepara o aluno para prestar a prova de conhecimentos teóricos aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANACHabilitando-o a pilotar aeronaves de pequeno porte em condições meteorológicas favoráveis. 

PROSPECTO DO CURSO TEÓRICO E PRÁTICO “PILOTO PRIVADO DE AVIÃO
HOMOLOGADO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC


Duração:  4 meses a 5 meses 


1 – Informações Gerais:


Matrículas: Na secretaria 


 Requisitos Mínimos:

Idade mínima para início do curso: 17 anos.

Escolaridade: Ensino Médio                                                                                                                         

 

2 – Programação do Curso teórico:

 

2.1 – Parte Teórica (disciplinas técnicas).

I.    Conhecimentos Técnicos das Aeronaves

II.   Meteorologia

III.  Teoria de Voo

IV. Regulamentos de Tráfego Aéreo

V.  Navegação Aérea


 2.2 – Parte Teórica (disciplinas básicas e complementares).

I.    Palestra “O piloto Privado de Avião”

II.   A Aviação Civil

III.  Regulamentação da Aviação Civil

IV. Segurança de Voo

V.  Medicina de Aviação

VI. Combate ao Fogo em Aeronave

 

3 – Matrícula:


Deverá ser realizada na secretaria do Aeroclube de Uberlândia, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e assinatura de contrato de prestação de serviços educacionais.

 

4 – Documentos necessários:


- 01(cópia autenticada) Comprovante de endereço

- 01(cópia autenticada) Cédula de identidade

- 01 (cópia autenticada) Comprovante de conclusão do 2 º grau  

- 01 (cópia autenticada) Título de eleitor

- 01 (cópia autenticada) CPF

- 01 (cópia autenticada) Certificado de Reservista (para homens)

- 01 foto 3x4

- Autorização dos pais ou responsável para realização da parte prática, se menor de (18 anos).

 * os originais dos documentos supra devem ser apresentados para conferência no ato da matrícula.


5 – Horário das aulas:


MATUTINO
NOTURNO
FINAIS DE SEMANA

Segunda a Sexta-Feira

Das 08:00 h às 11:00 h

Segunda a Sexta-Feira

Das 19:00 h às 22:00 h

Sábado e domingo

Das 08:00 h às 17:00 h.

*Intervalo das 12:00 h as 13:00 h. 


* Todas as turmas só terão início caso haja uma quantidade suficiente de inscritos. Caso não tenha, o início das aulas poderá ser protelado.


6 – Valores do Curso Teórico:



Forma de Pagamento
Parcelamento e especificações
Valor Total
Taxa de matrícula

R$ 100,00
À Vista

R$2.100,00
Dividido no Cartão de Crédito
6 x R$416,66
R$ 2.500,00


7 – Avaliação de desempenho do aluno na Instrução Teórica para aprovação.


*Avaliação de Participação: Tendo em vista a seriedade e a responsabilidade inerente às atividades a serem desenvolvidas por um piloto, os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: Capacidade de tomar decisões, Iniciativa, Disciplina, Organização, Atenção concentrada e para detalhes, Habilidade social, Adaptabilidade e Raciocínio lógico-verbal. 

*Rendimento: Os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso serão avaliados mediante aplicação de provas escritas e simulados sobre os conteúdos ministrados em aula, sendo exigido um aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) em cada disciplina.

*Frequência: Computada através do controle formal de presença do aluno nas aulas, e demais atividades programadas. Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento).


8 – Aprovação no Curso Teórico e Banca da ANAC 


O aluno que for aprovado no curso teórico deverá marcar sua prova na ANAC, neste caso denominada Banca de PPR, que conclui e válida a fase teórica do curso de Piloto Privado de Avião, possibilitando que o aluno siga para a parte prática do curso. A relação de alunos matriculados, e posteriormente aprovados ou não, será enviada pelo Aeroclube diretamente para a ANAC.


A Banca é composta por 05 Blocos (provas), sendo elas: Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Navegação Aérea. Serão disponibilizados 60 minutos para a prova de navegação e mais 30 minutos para cada uma das provas, totalizando 03 horas para realização da Banca.


Apesar do auxílio prestado pela entidade, somente o aluno poderá marcar a Banca, sendo que o mesmo só poderá marcá-la e posteriormente realizá-la, diretamente nas “Unidades/Escritórios da ANAC” em data e horário previamente agendado com a ANAC.


Será exigido pela ANAC o pagamento de uma GRU (Guia de Recolhimento da União)


Caso o aluno não consiga aprovação em um ou dois blocos da Banca, terá direito a segunda época. A segunda época consiste em refazer a(s) disciplina(s) que não conseguiu aprovação, desde que tenha obtido aprovação em 03 das 05 blocos da banca, e não tenha tido aproveitamento inferior a 30% em nenhuma das que não conseguiu aprovação. Para tanto, deverá pagar nova GRU no valor referente ao número de provas que irá refazer.


 9 – PARTE PRÁTICA


9.1 - Obrigatoriedade da Apresentação do CMA de 2ª Classe para Piloto Privado


Para que o aluno passe para o curso prático, ou seja, inicie as horas de voo, deverá obrigatoriamente, obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe para Piloto Privado - Válido, ou CMA – Válido superior, através da aprovação em uma lista de exames de saúde exigidos pela ANAC através do RBAC 67.


O Aeroclube aceitará a apresentação do CMA pelo aluno, após o início do curso teórico, desde que isso ocorra antes do início das aulas práticas, ou seja, das horas de voo. O candidato deverá assinar um Termo de Compromisso, de acordo com o exigido no RBAC 141, no qual o aluno declara estar ciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo antes de iniciar a instrução prática.


A obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é obrigatória para o início da instrução prática, e a não obtenção do mesmo por incapacidade física ou qualquer outro motivo, tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença de piloto pretendida inicialmente. O Aeroclube e a ANAC ficam isentos de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA.



O aluno é o único responsável por obter todas as informações e despesas pertinentes à obtenção do CMA ou sua revalidação, como taxas, exames extras, deslocamentos, estadias, alimentação, etc., isentando de qualquer responsabilidade o Aeroclube de Uberlândia.



9.2 – PRÉ-MATRÍCULA


A pré-matrícula é feita pelo site do Aeroclube, com preenchimento de dados e a anexação de documentação exigida. Segue o link:

https://www.aeroclubedeuberlandia.com.br/cadastro


10 –GROUND SCHOOL 


As instruções práticas somente serão iniciadas quando o aluno estiver de posse do Certificado de Médico Aeronáutico (CMA), e tiver realizado o GROUND SCHOOL (curso específico do equipamento) da aeronave em que pretende realizar suas instruções práticas.

No ground o aluno fará aproximadamente 6h00 de aula, sendo elas teóricas e práticas (onde o instrutor mostrará ao aluno as especificações da aeronave), sobre a aeronave que irá voar. O ground inclui manual da aeronave e manual de padronização de manobras do curso de piloto privado..


10.1 – Valor Ground School:


AERONAVE
VALOR
Aero Boero 115
R$280,00
Cessna 152
R$280,00


11 – PRÁTICA DE VOO E CONCLUSÃO


O aluno poderá realizar até 15h00 de voo antes da obtenção do Certificado de Conhecimentos Teóricos da banca da ANAC. Mas conclusão do Curso Prático dar-se-á quando o aluno tiver sido aprovado na banca da ANAC e completado todas as manobras exigidas pela ANAC, com uma quantidade mínima de 43 horas de voo, obedecendo as seguintes fases:


Fase I: Pré-solo (PS) – 20h00

Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 10h00

Fase III: Navegação (NV) – 10h00

Fase IV: Noturno (NT) – 3h00